Mitos e Verdades sobre o Câncer de Próstata

13 de junho de 2022 by webiq0

O Câncer de próstata é um assunto que, geralmente ganha notoriedade em novembro, com a campanha novembro azul. Mas, é importante que se conheça sobre esse tema, buscando a prevenção sempre, e não apenas em um mês único do ano. Por esse motivo, é importante esclarecermos alguns mitos sobre esse tema.

1) O câncer de próstata é uma doença do idoso?

A incidência do câncer de próstata possui certa relação com a idade. A maior parcela de homens com o câncer de próstata (75%) concentra-se em idosos acima dos 65 anos. Por isso, o risco aumenta conforme a idade, principalmente após os 50 anos. Apesar de o risco para a doença aumentar significativamente após os 50 anos, alguns casos são diagnosticados em homens abaixo desta idade. Entretanto, a doença é rara antes dos 40 anos. Ou seja, apesar de ser mais comum em idosos, pessoas mais jovens também correm o risco de desenvolvê-la.

2) O sedentarismo pode aumentar o risco para desenvolvimento do câncer de próstata?

Essa é uma verdade, pois sedentarismo e a obesidade estão relacionados a alterações metabólicas que podem levar a alterações moleculares responsáveis pela gênese da neoplasia. A prática saudável pode agir de modo protetor é um fator modificável para o câncer de próstata devido aos seus potenciais efeitos: fortalecimento imunológico, prevenção da obesidade, capacidade do exercício em modular os níveis hormonais, redução do estresse.

3) Todos os casos de câncer de próstata precisam de tratamento.

Esse é um mito, a indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, em que periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença, intervindo se houver progressão da mesma.

Quer saber mais? Marque uma consulta com um urologista e tire suas dúvidas.