Andropausa

A andropausa, também chamada de menopausa masculina, é uma condição de deficiência hormonal que ocorre na maioria dos homens, geralmente por volta dos 50 anos de idade.

Essa deficiência hormonal acontece devido a queda progressiva da produção de testosterona pelo organismo, levando a sintomas como diminuição do desejo sexual, perda de massa muscular e alteração de humor, por exemplo.

O hormônio masculino, conhecido pelo nome de testosterona, é responsável pelos caracteres que identificam o homem, como voz, barba, musculatura, pomo de Adão e outras.

Com o passar dos anos, os níveis de testosterona tendem a cair de maneira lenta e progressiva. Os sintomas associados com a queda de testosterona incluem: redução da libido, cansaço, enfraquecimento dos ossos, irritabilidade e diminuição de massa e força muscular. Essa situação é conhecida como andropausa (termo popular) ou Deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM). É importante notar que a maioria dos homens idosos não apresentam sintomas e não necessitam de tratamento. Desta forma, a decisão de realizar reposição hormonal deve ser feita após a criteriosa avaliação de um urologista.

Quando corretamente indicada, a reposição hormonal proporciona grandes benefícios. Dentre eles podemos citar: aumento da densidade óssea com diminuição do risco de fraturas, aumento da massa e força muscular, aumento da libido e melhora na ereção, aumento na sensação de bem–estar e melhora no humor.