Sífilis

A transmissão ocorre por contaminação através de produtos sanguíneos, da mãe para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação e por relações sexuais sem proteção adequada.

O agente etiológico é o “treponema palllidum”, e os sintomas podem ser divididos em 4 fases:
1. Primária
2. Secundária
3. Terciária
4. Quartenária (mais raro nos tempos atuais)
Vamos nos ater a primária e secundária:
a) Primária: com período de incubação de 3 a 4 semanas após o contato inicial, com presença inicial geralmente na genital tanto masculina quanto feminina através de uma lesão ulcerada, não dolorosa com bordos elevados com fundo avermelhado e secreção tipo serosa ricos em bacilos. Geralmente associados a linfonodos bilaterais (íngua). Essas lesões desperecem (cicatrizam) mesmo sem tratamento no período de 3 a 12 semanas após o aparecimento, dando a impressão de saudável. Nesta fase o diagnóstico pode ser feito pela coleta na lesão do bacilo ou exames genéticos tipo PCR.
b) Secundária: após o desaparecimento da lesão quando não tratada, a espiroqueta é disseminada pela corrente sanguínea produzindo lesões cutâneas em todo o corpo inclusive palma da mão e planta do pé, não pruriginosas (coceira), linfonodos (íngua) e menos comum em outros órgãos. Os sintomas geralmente iniciam de 6 a 12 semanas após o aparecimento da úlcera. Geralmente o diagnóstico além de clínico é feito pela sorologia, confirmando o resultado positivo.
Pode também desaparecer espontaneamente passando para uma fase de latência e após anos manifestações da sífilis terciária quanto quartenárias com lesões em outros órgão irreversíveis como cardíacas e neurológicas.