Hematúria

Hematúria é a presença de sangue na urina, podendo ser observada pelo próprio paciente ou detectada pelo exame de urina.

Diante da presença de sangue visível na urina ou da detecção de quantidade anormal no exame de urina é indicado procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.

A hematúria é a eliminação anormal de células do sangue (hemácias) na urina, seja pelos rins ou por outras partes do trato urinário. Ela pode ser visível quando a urina fica avermelhada ou escura (hematúria macroscópica), ou pode não ser percebida, sendo detectada apenas em exames de urina (hematúria microscópica). ⠀

As doenças que podem causar hematúria são infecções do trato urinário, alterações na próstata, cálculos renais, alterações na bexiga, doenças renais (glomerulopatias ou outras), anemia falciforme, câncer, transtornos hereditários, dentre outras. Por isso, seja qual for a causa, diante da presença de sangue visível na urina ou da detecção de quantidade anormal no exame de urina é indicado procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.

As principais causas de hematúria variam conforme a idade. As mais comuns são:

• Litíases;
  • Infecções;
  • Inflamações da bexiga ou da próstata.

Nas crianças, quando a hematúria ocorre de forma isolada, ela geralmente é transitória e não traz grandes consequências. Já nos adultos, principalmente naqueles com mais de 50 anos de idade, há maiores chances da hematúria estar relacionada com uma patologia maligna. É primordial procurar auxílio médico ao perceber qualquer anormalidade na cor da urina.