Varicocele

A varicocele é a dilatação anormal das veias dos testículos. O quadro, que em geral é congênito, aparece na maior parte das vezes na adolescência, podendo provocar infertilidade, embora não afete a potência sexual masculina.

Podemos definir, de forma bem geral, varicocele como sendo “varizes do testículo”.

A varicocele pode ocorrer em qualquer dos testículos, ou mesmo em ambos. Mas, é mais comum acontecer no lado esquerdo.
A varicocele em geral é indolor, mas dependendo de seu volume, pode causar dor.

Hoje, a varicocele é reconhecida como causa de infertilidade masculina (os homens não conseguirem engravidar suas mulheres), sendo responsável por quase 40% desses casos.Na população adulta, ocorre em 15% dos homens, sendo assintomática.

O diagnóstico da varicocele pode ser feito pelo exame físico através de manobras que aumentem a pressão abdominal (como tossir, força de defecação) fazendo com que as veias inchem, e o médico possa palpar essas veias.

Para confirmar o diagnóstico deve ser feito um exame chamado Eco Doppler, no qual é possível verificar se realmente há refluxo de sangue, além de conseguir medir a intensidade desse refluxo.

A técnica cirúrgica mais efetiva e com menos complicações no tratamento da varicocele é a técnica microcirúrgica, na qual o cirurgião utiliza um microscópio para realizar a cirurgia.

uroclinica-clinica-urologia-joinville-varicocele-01

uroclinica-clinica-urologia-joinville-varicocele-02