Tratamento para

Incontinência Urinária

O problema é duas vezes mais comum no público feminino. Cerca de 35% das mulheres, com mais de 40 anos e após a menopausa, apresentam algum grau do distúrbio.

A incontinência afeta pessoas de todas as idades, ambos os sexos e todos os níveis sociais e econômicos. Estima-se que entre 15% a 30% das pessoas acima de 60 anos apresentem algum grau de incontinência. Mulheres têm probabilidade 2 vezes maiores que os homens de apresentarem esta condição. Uma avaliação urológica completa poderá determinar a causa da incontinência.
O número exato de pessoas afetadas pode ser muito maior do que as estimativas atuais, pois acredita-se que grande parte das pessoas afetadas não procuram ajuda por vergonha ou por acharem que o problema é consequência normal do envelhecimento e não existe tratamento.

Tipos de incontinência:

A incontinência urinária pode ser classificada em diversos tipos e, tal classificação é importante, pois cada tipo requer um tipo de tratamento.

1 – Incontinência Urinária de Esforço –
A Incontinência Urinária de Esforço ocorre devido a uma deficiência no suporte vesical e uretral que é feito pelos músculos do assoalho pélvico ou por uma fraqueza ou lesão do esfíncter uretral. Essa condição leva a perda de urina quando você faz esforços com o abdômen, tais como tossir, espirrar, correr, rir, pegar peso, levantar ou até mesmo andar.

uroclinica-clinica-urologia-joinville-incontinencia urinaria

2 – Incontinência Urinária por Urgência –

A Incontinência Urinária por Urgência acontece quando a bexiga está hiperativa, ou seja, contrai sem o seu comando ou desejo de que ela faça isso. Você pode sentir como se não conseguisse chegar ao toalete, um súbito desejo de urinar que pode ou não ser controlado. E algumas vezes, você pode perder urina sem nenhum aviso. Existem várias causas para essa condição.

3 – Incontinência Urinária Mista –

A Incontinência Urinária Mista é uma combinação das duas condições anteriores (incontinência urinária de esforço + incontinência urinária de urgência).

4 – Incontinência Urinária por Transbordamento –

A Incontinência Urinária por Transbordamento ocorre quando a bexiga não é esvaziada por longos períodos, tornando-se tão cheia, que a urina simplesmente transborda. Isso pode acontecer quando existe uma diminuição da sensibilidade da bexiga (você não percebe que a bexiga está cheia), quando existe uma fraqueza do músculo da bexiga ou obstrução na uretra que dificulta o esvaziamento normal. A principal causa de incontinência por transbordamento é um aumento da próstata com obstrução da uretra. Por essa razão, este tipo de incontinência é mais comum no homem. Fraqueza do músculo da bexiga e diminuição da sensibilidade pode ocorrer em ambos, homens e mulheres, mas isso é mais comum em pessoas com diabetes, uso crônico de álcool e outros problemas que levem à diminuição da função neuronal.
Tratamento:

A incontinência urinária é tratável e geralmente não requer cirurgia.
Hoje em dia, incontinência urinária é uma condição que pode ser curada, tratada ou conduzida de uma forma que os problemas de controle vesical não interfiram com um estilo de vida saudável, produtivo e ativo.

1- Terapia comportamental e tratamentos conservadores:

Consistem em orientações sobre o funcionamento da bexiga e da musculatura pélvica, mudanças comportamentais no hábito urinário e exercícios passivos e/ou ativos para a musculatura do assoalho pélvico. Estes exercícios visam fortalecer o esfíncter uretral para diminuir as perdas. Alguns exercícios são realizados com auxílio de eletroestimulação, que também tem ação sobre os nervos do assoalho pélvico, podendo ajudar pacientes com bexiga hiperativa.

2- Medicamentos:

Existem medicamentos para relaxar a musculatura da bexiga (diminuir a hiperatividade) ou para aumentar o tônus dos esfíncteres.

3- Cirurgias:

Existem várias cirurgias para o tratamento da incontinência urinária. No entanto, esta cirurgia deve ser individualizada e realizada para cada caso específico. A realização de uma cirurgia não adequada pode piorar o problema. Por isso, você deve sempre procurar um especialista ou uma segunda opinião e informar-se sobre todos os riscos e benefícios que o tratamento cirúrgico pode lhe oferecer.

4- Marca passo da bexiga:

Essa nova terapia é chamada de neuromodulação sacral e consiste no implante de um marca passo próximo aos nervos que vão para a bexiga.

5 – Injeção de toxina botulínica na bexiga:

Esse tratamento minimamente invasivo pode ser utilizado em alguns casos selecionados de incontinência urinária.


Mande-nos uma mensagem que responderemos o quanto antes.


Copyright © 2019 | Uroclínica – Desenvolvido por Salvatore Comunicação

WhatsApp chat