Infecção urinária feminina

4 de março de 2022 by webiq0
infeccao-urinaria.jpeg

As infecções do trato urinário são um problema que atinge grande parte da população feminina. Estima-se que 1 a cada 2 mulheres apresentarão infecção urinária ao menos uma vez na vida. Vamos entender um pouco mais sobre essa doença tão comum?

Quais são as causas das infecções do trato urinário?

Diferentes fatores podem levar a infecções do trato urinário. A doença envolve a entrada de bactérias no trato urinário. A bactéria mais comum é chamada de Escherichia coli.
Quando os microrganismos penetram nos tecidos do trato urinário, eles podem causar uma resposta inflamatória, levando aos sintomas desconfortáveis ​​de uma ITU. A higiene é uma ajuda importante na prevenção de infecções do trato urinário. Alguns cuidados após evacuações e relações sexuais podem ser considerados como medidas preventivas relacionadas às infecções do trato urinário. É necessário limpar a área sem passar papel higiênico do ânus para a vagina, e sim, e vice-versa.

Um outro fator importante que associa-se a infecções urinárias é a constipação intestinal. Portanto, medidas que auxiliem no funcionamento do seu intestino podem diminuir a ocorrência das infecções. Lembre-se de manter um dieta rica em fibras, ingerir líquidos em quantidade adequada e praticar atividade física regularmente.

Quais os sintomas de infecção urinária?
– Ardência para urinar
– Necessidade frequente de ir ao banheiro
– Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
– Dor abaixo do umbigo – Sangramento na urina
– Dor nas costas e febre

É muito importante estar atento aos sinais transmitidos pelo corpo, por isso, ao notar qualquer sintoma relacionado à infecção do trato urinário, procure um urologista.