Fimose infantil atinge 97% dos meninos

4 de março de 2022 by webiq0
preschool-kids-2021-08-26-15-56-51-utc-1200x800.jpg

O termo fimose é usado para definir uma situação em que é difícil expor a glande (cabeça do pênis) e pode causar alguns problemas para a criança e para os pais, como: dificuldade de higienização do pênis, infecções penianas e infecções trato urinárias. Em casos extremos, a retenção urinária também pode ocorrer no prepúcio, causando dificuldade para urinar.

Quando adulto, além das dificuldades relatadas acima, a fimose pode acarretar problemas nas relações sexuais devido a lesões e inflamações que ocorrem no pênis. Em meninos pequenos, a fimose é considerada normal e, na maioria dos casos, não requer tratamento cirúrgico, pois se resolve espontaneamente com o crescimento da criança.

A resolução da fimose é um processo natural do desenvolvimento da criança, e para higiene, use apenas água e sabão. É muito importante: evite forçar a pele a expor a glande! Além disso, não use cotonetes, lenços e outros produtos para a higiene. O uso de algumas pomadas pode ser necessário e auxilia no processo de resolução da fimose e exposição da glande.

No entanto, em alguns casos, quando a pele é muito espessa e com cicatrizes, a cirurgia é recomendada antes mesmo do uso de pomada. Importante, consulte o médico urologista para avaliação adequada e saber se há necessidade de algum tratamento.