Desidratação

29 de março de 2022 by webiq0
1647004563drinking-a-water-2021-08-27-13-59-25-utc-1200x800.jpeg

A água compõe dois terços do corpo humano, então precisamos manter o líquido fluindo. Uma boa hidratação é necessária para equilibrar sais e açúcares, lubrificar as articulações e eliminar resíduos e toxinas através do sistema urinário.

Quando as temperaturas sobem, podemos transpirar e perder água diretamente através da pele. A desidratação, se não tratada, pode contribuir para o crescimento bacteriano, reduzir o metabolismo e comprometer a função dos órgãos do sistema urológico.

Algumas doenças estão associadas e podem ser causadas pela falta de água no nosso organismo:

– Cálculos renais (“pedras nos rins”): Se o seu corpo está desidratado, é provável que não produza urina suficiente para transportar sais, cálcio e ácido úrico dos rins. Com o tempo, esses minerais podem se acumular, transformando-se em pedras. Fique atento, os sintomas mais comuns dos cálculos renais são sangue na urina, dor na lateral do abdome e nas costas e uma vontade frequente de urinar.
– Infecções do trato urinário (“cistites”): Quando a bactéria cresce na urina e não é eliminada adequadamente, causará uma infecção no trato urinário. As cistites são muito comuns no verão – até 50% das mulheres experimentam uma em algum momento da vida. Beber água pode te ajudar a prevenir este situação tão frequente.
– Insuficiência renal: É claro que a insuficiência renal pode ser resultado de muitas condições, como diabetes, pressão alta e inflamações renais. Mas, é importante saber que a desidratação retarda o metabolismo do corpo e pode reduzir a filtração realizada pelos rins. Os sintomas, incluindo fraqueza, náusea e alterações na frequência de micção, podem indicar uma doença renal grave.

Neste verão, continue enchendo seu copo com água ou outras bebidas com baixo teor de açúcar e cafeína. A regra geral é beber cerca de 30 ml de água para cada Kg de peso corporal.