Incontinência urinária masculina: o que é, tipos e tratamento

4 de março de 2022 by webiq0
instituto-da-prostata-o-que-e-a-incontinencia-urinaria-masculina-e-como-tratar.jpeg

A incontinência, ou perda de urina, é um problema comum, que pode afetar até 11% dos homens. Embora não seja fatal, a incontinência pode causar estresse, constrangimento, perda de intimidade e isolamento social.

Embora a incontinência masculina possa ser um sinal de envelhecimento, muitas vezes é um sintoma de uma condição de saúde subjacente, como o aumento da próstata. Se você tiver perda de urina, é recomendado consultar um médico.

A maioria dos homens que perdem o controle da urina tem um dos três tipos de incontinência:

  • Bexiga hiperativa: Você pode sentir uma sensação de pressão e uma necessidade incontrolável de urinar. Homens com essa condição podem não conseguir chegar ao banheiro a tempo. A incontinência de urgência pode ser um sinal de uma condição médica subjacente mais grave que precisa ser avaliada.
  • Incontinência por esforço: Os músculos do esfíncter urinário do seu corpo abrem e fecham para controlar o fluxo de urina à medida que sai da bexiga. Quando esses músculos não estão funcionando corretamente, o vazamento de urina ocorre com atividades que estressam a bexiga. Você pode ter incontinência ao espirrar, tossir ou rir.
  • Incontinência por regurgitação/extravasão: Homens que não conseguem esvaziar completamente a bexiga ao urinar podem apresentar perda contínua de urina. O vazamento ocorre quando o acúmulo de urina na bexiga “escorre” inesperadamente. Se você tem incontinência por transbordamento, pode nem sentir que sua bexiga está cheia. Essa condição também pode ser um sintoma de um problema médico mais grave e deve ser avaliada.

O vazamento de urina em homens pode ter muitas causas. Se você estiver com incontinência urinária, é importante consultar um médico para uma avaliação completa. Razões comuns para a incontinência masculina incluem câncer (de bexiga, próstata ou trato urinário), sensibilidade da bexiga, infecção, próstata aumentada, condições neurológicas, entre outros. O tratamento eficaz da incontinência começa com a identificação da causa. Em alguns casos, o tratamento da causa subjacente alivia os sintomas da incontinência, variando de métodos caseiros para controlar os sintomas até a cirurgia.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Copyright © 2019 | Uroclínica – Desenvolvido por Salvatore Comunicação

WhatsApp chat