Tratamento para

HPB

Hiperplasia Prostática Benigna: Aumento benigno do volume da próstata. É uma doença muito frequente em homens acima dos 40 anos.

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é o nome dado ao aumento benigno do volume da próstata. É uma doença muito frequente em homens acima dos 40 anos. Seus principais sintomas são aumento da vontade de urinar (durante o dia e também durante o sono), dificuldade para urinar (jato urinário fraco), incapacidade de esvaziar a bexiga completamente, gotejamento excessivo ao término da micção, sensação de bexiga cheia constantemente, entre outros.

O impacto na qualidade de vida das pessoas portadoras de hiperplasia prostática depende da intensidade dos sintomas apresentados. Portanto o tratamento varia conforme a severidade dos sintomas e da consequência do aumento prostático no organismo do paciente. Podemos tratar os casos menos sintomáticos com medicações administradas via oral, porém com o passar do tempo os sintomas podem piorar e desta forma as medicações diminuírem sua eficácia.

O tratamento cirúrgico é necessário em muitas situações, e apresenta excelentes resultados.

A cirurgia endoscópica (pelo canal da uretra, sem necessidade de corte externo) costuma ser o tratamento mais comum para os pacientes portadores de hiperplasia prostática. Esse procedimento visa retirar parte da próstata que causa a obstrução da passagem da urina pela uretra. Essa cirurgia evoluiu muito nos últimos anos, apresentando um menor número de complicações.

Como exemplo temos o uso de eletrocautério bipolar, onde temos uma chance de ressecar próstatas maiores com excelente resposta no pós-operatório. A técnica de ressecção endoscópica com uso de laser (greenlaser) tem sido bastante utilizada em casos que a perda sanguínea e o menor tempo de internação são fundamentais para a segurança do paciente.

A cirurgia robótica para o tratamento da hiperplasia prostática demonstra excelentes resultados e boa segurança. Todas as formas descritas acima visam diminuir o tempo de internação do paciente, bem como menor perda sanguínea durante e após a cirurgia e resultados eficazes e duradouros ao mesmo.

A HPB é uma doença benigna, porém quando não tratada adequadamente pode evoluir para outras doenças, como retenção urinaria (necessidade de utilizar sonda uretral constante), insuficiência renal, cálculo na bexiga, etc. Por este motivo o tratamento adequado é muito importante. Em nossas redes sociais, o nosso especialista no assunto, Dr. Marcelo, gravou um vídeo explicando um pouco mais sobre essa doença. Confira!


Mande-nos uma mensagem que responderemos o quanto antes.


Copyright © 2019 | Uroclínica – Desenvolvido por Salvatore Comunicação

WhatsApp chat