Gonorréia (Uretrite Gonocócica):
A Gonorréia (blenorragia) é uma infecção sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhoeae, com período de incubação que vai de 3 a 10 dias após o contato sexual sem proteção.
Os sintomas são geralmente ardência miccional no homem com secreção amarelada em grande quantidade pela uretra. Na mulher, corrimento amarelado vaginal, odor – que pode ser desagradável com ou sem sintomas urinários associados.
Quando não tratados podem sumir espontaneamente e causar desde infertilidade tanto no homem quanto na mulher, até estenose de uretra (estreitamento do canal da urina). O diagnóstico pode ser clínico e com confirmação laboratorial se necessário.
Uretrite não gonocócica:
Causadas por varias bactérias como clamydia trachomatis, ureaplasma urealiticun, micoplasma, trichomonas vaginalis, a transmissão ocorre por contato vaginal, e o período de incubação é de 8 dias, podendo chegar a 30 dias.
Os sintomas são corrimento mucóide discreto com dor ao urinar leve e intermitente, coceira (prurido), sendo que as mulheres podem ser assintomáticas em sua grande maioria. O diagnóstico, além de clínico pode ser laboratorial com pesquisa dos agentes na secreção pcr (genético) e 1 jato no homem. Como na blenorragia, essa situação pode trazer consequência tanto no homem quanto na mulher, como infertilidade entre outras.