Disfunção erétil ou impotência sexual é a incapacidade de obter uma ereção suficiente e adequada para manter uma relação sexual satisfatória para ambos parceiros. Cerca de 50% dos homens acima dos 40 anos apresentam algum grau de disfunção erétil.
Quanto mais idoso o homem, maior a probabilidade de apresentar o problema, seja pela idade avançada ou pela maior prevalência de doenças nessa faixa etária que são fatores predisponentes ou que perpetuam o distúrbio da ereção.
Várias são as causas da impotência sexual, desde causas psicogênicas ou iatrogênicas (uso de determinados medicamentos ou cirurgias, por exemplo), até doenças metabólicas, cardiovasculares, neurológicas e endocrinológicas. É fundamental a avaliação de urologista para definir o melhor tratamento para cada paciente, que poderá ser através de psicoterapia, medicamentos via oral (sildenafila tadalafila), injeções intracavernosa ou cirurgia para implante de prótese peniana (semi-rigída e inflável).
Mesmo para procurar informações é preciso ter coragem e a vergonha é muitas vezes o principal inimigo para se conseguir um tratamento adequado. O médico urologista poderá ajudá-lo a conseguir uma qualidade de vida melhor.