A cirurgia laparoscópica é um procedimento minimamente invasivo que permite ao cirurgião acessar o interior da cavidade abdominal sem a necessidade de realizar amplas incisões cirúrgicas na pele. Consiste em uma via de acesso cirúrgico minimamente invasiva que tem os benefícios de menor trauma cirúrgico, menos dor pós-operatória, diminuição da quantidade de analgésicos após a cirurgia, recuperação pós-operatória mais rápida com retorno precoce às atividades habituais e ao trabalho.
Outra vantagem é a redução da taxa de infecção, pois os tecidos intra-abdominais não são expostos ao ar ambiente durante longos períodos de tempo, como ocorre quando o abdome é aberto em cirurgias tradicionais.
O procedimento é realizado com a utilização de pinças especiais introduzidas por pequenos orifícios na pele ao invés da utilização das grandes incisões realizada no passado. Uma ótica conectada a uma câmera é geralmente introduzida na incisão próxima ao umbigo, permitindo excelente identificação dos órgãos intra-abdominais.
As vantagens da laparoscopia sobre a cirurgia convencional: