Bexiga hiperativa é um distúrbio da bexiga caracterizado por um sintoma conhecido como urgência miccional, que é uma vontade súbita de urinar. Esta doença da bexiga é bastante comum em pessoas adultas e idosas, mas pode acometer também as crianças. Pode afetar a qualidade de vida e, por isso, deve ser sempre avaliada e tratada por um urologista.
Pessoas que apresentam bexiga hiperativa não conseguem controlar a urina, molhando-se ocasionalmente. Se você tem esse problema, você pode estar muito constrangido ou chateado para pedir ajuda, mas não deveria.
Bexiga hiperativa é um termo usado para descrever sintomas de: urgência miccional – repentina necessidade de urinar; incontinência urinária por urgência – repentina e involuntária perda do controle vesical levando a perda de urina e; aumento da frequência urinária – mais do que 8 micções num período de 24 horas.
Se você apresenta um ou mais desses sintomas, você pode ser portador (a) de bexiga hiperativa. Existe um grande número de pessoas com essa condição ao redor do mundo, a qual afeta o bem estar emocional, psicológico e social de homens e mulheres, prejudicando consideravelmente a qualidade de vida. Muitas pessoas têm medo de participar de atividades normais do dia a dia por medo de perder urina em locais públicos. Como a incidência dos sintomas aumenta com a idade, poucas pessoas que sofrem com essa condição procuram um médico. Uns por pensarem que esta é uma consequência natural da idade, outros, por vergonha. Mas isso é um grande engano, pois essa situação possui tratamento.
O urologista é o medico mais indicado para avaliar essa condição. Os sintomas são avaliados juntamente com uma revisão da história médica, exame físico e diário miccional. Muitas vezes, um estudo urodinâmico é necessário para auxiliar no diagnóstico e no tratamento.